Rota da Liberdade

Quem Somos

“A cultura negra e a história do negro no Brasil são riquíssimas e merecem estar presentes no turismo brasileiro.”

O QUE É 

A Rota da Liberdade é uma agência de turismo focada na valorização das Comunidades Negras Tradicionais através dos roteiros turísticos , com geração de renda e trabalho para os integrantes das comunidades. São realizados roteiros turísticos afrocentrados com destaque para as culturas negras tradicionais, quilombos e história do negro no Brasil.

VISÃO | VALORES 

Valorização e reconhecimento da importância da cultura negra do Brasil. Respeito às comunidades negras tradicionais, qualidade na oferta de experiências afrocentradas.

A Rota da Liberdade é administrada por Solange Barbosa, proprietária da Sol Barbosa Turismo e Cultura, agência de Turismo especializada em AfroTurismo, Turismo Cultural, Turismo Pedagógico e Turismo Rural, sediada na cidade de Taubaté – SP

Idealizado para proporcionar atendimento aos turistas, levando-os a se envolveram com as comunidades negras tradicionais, a Rota da Liberdade torna-se operadora de turismo e as comunidades são os atrativos (receptivos) locais.

Nosso Conceito

Roteiros de Valor – adotamos este conceito para comunicar ao Turista que ao adquirir os roteiros da Rota da Liberdade ele passa a fazer parte de um “Círculo Virtuoso de Turismo”, pois o “Valor” se explica por:

Utilizarmos nossos roteiros como potencializadores para atingirmos os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Rota da Liberdade comunica seu “Valor” através:

  • Do valor dos encontros com pessoas que são transformadores, comunicando que todos os nossos clientes fazem parte deste grupo;

  • o valor dos encontros em meio a Natureza com dedicação aos momentos de regeneração, paz, autocuidado, troca de saberes, paz e imersão interior;

  • Do valor dos saberes, sabores e fazeres ancestrais, onde passado e presente se encontram em experiências de alto valor sensorial, de troca de conhecimentos e energias positivas, momentos reais de celebração entre as pessoas;

  • Valor do conhecimento histórico de forma simples e fluída, obtido junto às comunidades tradicionais e todos os atores do receptivo turístico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU)

Trabalho Digno e Crescimento Econômico que nos levam a buscar originar Trabalho e Renda para nossas Comunidades Tradicionais parceiras e também para pessoas negras em suas diferentes atividades e que podem nos auxiliar a oferecer os melhores serviços em Afroturismo como trancistas, cozinheiras, artesãs, músicos, artistas em geral.

Potencializar nossa presença, principalmente em Comunidades Negras Tradicionais (Quilombos, Comunidades Urbanas, Grupos Culturais Afro) e torná-los parceiros de nossas atividades em nossos roteiros, valorizando seus saberes, fazeres e seu legado histórico dentro das cidades que compõem os roteiros, remunerando-os de forma justa.

Utilização dos recursos naturais e humanos de forma que possamos ser agentes de valorização e mudança no ambiente. Exemplo: na aquisição de tecidos da Cooperativa Re-siclando da cidade de Taubaté para as oficinas de Abayomi e também Oficina de Turbantes, incentivando o Turista a adquirir não só peças artesanais dos Quilombos, mas também alimentos da produção local, caso da Oficina de Gastronomia e Farinhada no Quilombo da Fazenda em Ubatuba ou produtos da Gastronomia Local no roteiro da Cerveja Otimbé em São Luiz do Paraitinga.

Incentivar através de nossos roteiros o aproveitamento e reaproveitamento de insumos, compra de matéria prima de produtores locais.

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporciona o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, utilizar nossos roteiros para a Educação Antirracista, levar conhecimento sobre a importância da História da África e da Cultura Afrobrasileira, valorizando as comunidades negras tradicionais.